O Segredo da Felicidade é a Liberdade, o Segredo da Liberdade é a Coragem. Nilton Bonder

_________________________________________________________________________________________________________________________________


Rose Villanova
contato: rosevillanova@gmail.com



CLICK TO TRANSLATE

SERÃO MESMO OS HOMENS DE MARTE E AS MULHERES DE VÊNUS?

Há algum tempo, um livro com o nome “Homens são de Marte, Mulheres são de Vênus” virou Best Seller. Pelo titulo parecia ter alusão à astrologia mas não, trata-se de um livro de auto ajuda onde o autor (John Gray), traça um perfil psicológico de homens e mulheres, com o intuito de ajudar a convivência entre os sexos, o que sabemos não ser lá muito fácil.

Porque será então que ele relacionou Homens a Marte e Mulheres a Vênus? De certa forma tem muito sentido se examinarmos esses dois planetas à luz da Astrologia, onde Marte é considerado um planeta masculino e Vênus feminino. Porém, a interpretação desses dois planetas no mapa astral, não significa exatamente homem e mulher, mas o lado masculino e feminino que todos temos e que trabalham juntos em nossa psique, a fim de que exerçamos a assertividade (Marte) e a afetividade (Vênus) na nossa vida.

Marte, no mapa astral, mostra a capacidade de ação. Mais precisamente como nos afirmamos no mundo, de que modo abrimos caminhos. Representa a força de vontade para vencer os obstáculos e atuar no mundo. Marte é a força de luta pela sobrevivência. A localização de Marte em determinado signo num mapa individual, nos diz o quanto e como dispomos de energia para lutar pela vida e conquistar nosso lugar ao Sol. Se a pessoa possui um Marte, como dizemos, bem posicionado, será combativa, corajosa, ardente e terá uma agressividade bastante adequada, de maneira que terá, na maioria das vezes, a atitude certa, na hora certa e dispenderá a quantidade necessária de energia para conseguir o que deseja. Por outro lado, quando o Marte do sujeito está posicionado de maneira mais, digamos, conflituada, teremos uma pessoa exageradamente agressiva, gastando mais energia do que o necessário e de forma inadequada para conquistar seus objetivos, ou ainda poderá ser alguém que enxerga a luta pelas coisas da vida como algo muito superior às suas forças, desistindo de lutar, mesmo antes de começar. Portanto, a posição do Marte de cada um, no mapa astral, mostra a capacidade de ser ou não um bom guerreiro diante da batalha que é a vida.

Já Vênus, diz respeito à capacidade de nos relacionarmos; tanto com as pessoas, quanto com o mundo à nossa volta, portanto significa o quanto e o como somos capazes de fazer amigos, estabelecer relações amorosas, de agregar pessoas e coisas e de produzir harmonia. Vênus representa o prazer, as coisas belas da vida, a ética nas relações e a estética das formas, sons e cores, daí significar as artes em geral e a expressão e estilo artístico de cada um. É também o gosto; tanto o gosto como paladar, quanto o gosto pelo belo, peculiar a cada pessoa. Uma Vênus bem posicionada no mapa astral, mostra uma pessoa encantadora, cordial, ponderada, uma pessoa com estilo próprio, ética e justa. Alguém com excelente capacidade de avaliação. 
Se, ao contrário, Vênus estiver em estado astrológico “aflito” teremos alguém com dificuldade nas relações, alguém do tipo intransigente, incapaz de ver o lado do outro, sem bom senso estético e também ético e pouco talento artístico. Pode ser também uma pessoa bastante fútil, sem medidas adequadas para comprar, gastar, comer, divertir-se e de gosto duvidoso.

Vênus e Marte não são apenas diametralmente opostos – enquanto um é totalmente individual (Marte) o outro é completamente relacional (Vênus) – mas cada um trás em si a força do masculino e do feminino de cada sujeito.


Bem, mas e quanto às relações homem e mulher? No que a astrologia poderia ajudar as pessoas a se entenderem melhor?  Se pudermos compreender que independentemente do nosso sexo, temos o masculino e o feminino igualmente disponíveis e atuando dentro de nós e pudermos nos libertar das expectativas pessoais e sociais quanto ao papel que temos que desempenhar por ser Homem ou Mulher, certamente deixaremos de buscar no outro a “outra metade” aquele a quem cabe a “honra” de preencher nosso “grande buraco”.  Bem, imagine uma relação onde cada um é Inteiro e ninguém deve nada a ninguém... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário